quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A MONTAGEM...

Últimos dias da segunda temporada de Transmetrópolis acontecem esta semana, dias 24 e 25 de Setembro no Teatro Dias Gomes na Sede dos Sindicatos dos Comerciários. Abaixo foto em que os atores Valécio Santos e Henrique Bandeira vivem respectivamente Shirley e seu marido Alberto na famosa "cena da cama". A primeira foto com os atores em um dos ensaios, sem a devida caracterização dos personagens. A segunda, trata-se da mesma cena depois dos mesmos atores passando pela montagem dos dois personagens.
A construção do espetáculo parece simples, mas o proceso para os atores na construção de seus personagens foi dificil. Para Henrique Bandeira, presente na montagem desde a sua primeira versão, sobre o desafio de edificar Alberto "... foi um personagem muito difícil para mim, porque tive que quebrar alguns preconceitos internos que nem imaginava que existisse.". Já para Valécio Santos, " Shirley é uma mulher com peito e pau, chega ser redundante quando se fala de uma travesti, mas, exatamente assim uma MULHER com suas determinações, seus romantismos, sua garra e vontade de viver... Ideologia de vida normal no corpo de uma travesti. Compor Shirley é apreciar os sabores de contraste que ela tem. ‘manso ou atroz, doce ou feroz’ ". Os atores tiveram que desconstruir muitas imagens prontas que vinham à cabeça. Como se comporta uma travesti? Será que toda travesti se comporta da mesma forma? Como se dá o processo de um homem (biologicamente constituido como homem) que deseja "virar" mulher? Ele sempre tem comportado feminino? E se ele não tiver?... Foram estes e outros conceitos que tivemos que construir e desconstruir para montar Transmetrópolis da forma como o público vê no palco.


Não perca Transmetrópolis permanece em cartaz até este fim de semana.


domingo, 18 de setembro de 2011

Cancelamento de apresentação (18/9)

Por motivos de força maior não teremos a apresentação do espetáculo Transmetrópolis neste domingo (18/9). Os próximos dias (24 e 25/9) terão apresentações normalmente como já havia sido anunciado.


Agradecemos a compreensão,



                            
                                       

sábado, 17 de setembro de 2011

Transmetrópolis, por Bob Nunes


O fotógrafo Bob Nunes é autor de um belíssimo trabalho capturando imagens de espetáculos teatrais. Bob foi responsável pela cobertura da estréia da segunda temporada de Transmetrópolis.


Ele possui um site com alguns de seus trabalhos e um de seus últimos cliques foram para Transmetrópolis. Confira o site e o trabalho desse ótimo profissional.

Projeto DesTRAVAndo – Territórios LGBT

O Projeto DesTRAVAndo segue para mais um dia de debate, que acontece logo após a apresentação de Transmetrópolis.

Neste sábado, dia 17/9, o debate vem com o título: “Territórios LGBT – Experiência e vivência de homossexuais no subúrbio e centro de Salvador”. Focando nos dois ambientes vivenciados pelos personagens da peça.

Para tratar do assunto nesse segundo momento, além do elenco, produção e platéia, teremos a presença de Raphael Sant´ana – Membro do GHP - Grupo Homossexual da Periferia e Érico Nascimento - Pesquisador  do DIADORIM - Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (UNEB).

Transmetrópolis é um espetáculo da SouDessa Cia de Teatro, está em cartaz em sua segunda temporada entre os dias 17, 18, 24 e 25 de setembro no Espaço Cultural Dias Gomes – Sindicato dos Comerciários de Salvador, em Nazaré.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Transmetrópolis inicia o PROJETO DESTRAVANDO

Após uma linda estreia no dia 03/9, Transmetrópolis segue sua segunda temporada. As próximas apresentações aos sábados (10, 17 e 24/9) contarão com a presença de especialistas que se juntam com o elenco, produção e plateia, para discutir sobre os assuntos tratados na peça. Os debates acontecem logo após a apresentação.

O ciclo de debates, denominado de Projeto Destravando, propõe discutir e informar o público sobre os processos de transformações dentro das sexualidades evidenciadas no espetáculo.

O Projeto Destravando inicia nesse sábado, dia 10/9, com o título: Homossexualidade: Cura? Um dos assuntos mais fortes da peça, através do personagem Moises, que se diz curado do “homossexualismo” através de uma clínica de recuperação de pessoas com transtornos sexuais.

O primeiro debate conta com a presença do psicólogo, mestrando em Cultura e Sociedade (UFBA), Gilmaro Nogueira e do jornalista Julio César Sanches, membro do grupo Cultura e Sexualidade da UFBA.


Transmetrópolis é um espetáculo da SouDessa Cia de Teatro, está em cartaz em sua segunda temporada entre os dias 10, 17, 18, 24 e 25 de setembro no Espaço Cultural Dias Gomes – Sindicato dos Comerciários de Salvador, em Nazaré.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Transmetrópolis inicia mais uma jornada

  Henrique Bandeira, Valécio Santos, Filipe Harpo, Jean Carlos e Marcus Lobo (Foto: Bob Nunes).    
Casa arrumada, Cenário pronto, elenco afinado, público ansioso e na noite de sábado (03/9), aconteceu a estreia da segunda temporada de Transmetrópolis.  O auditório Dias Gomes foi o palco de um belo trabalho, resultado de muito esforço e muita dedicação. Que valeram a pena.
 
A segunda montagem de Transmetrópolis trouxe novidades no elenco e no texto, mas manteve a mesma essência da sua primeira composição tratando com humor a vida desses quatro personagens e suas transições, contagiando a plateia. 
Auditório lotado na estreia de Transmetrópolis (Foto: Bob Nunes).
Mas não deixando de focar na força de alguns assuntos que sem cerimônias, foram colocados em pauta e nos fez refletir sobre o que pensamos sobre as transformações, as diferenças, os preconceitos e os sentimentos.
 
Confira um pouco da nossa estreia, das vidas de Shirley, Alberto, Moises e Simone.    

                                                                                                                                                                      (Fotos: Bob Nunes).


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Hoje tem Transmetrópolis na Rádio Educadora

Nesta sexta-feira (2/9), o programa MultiCultutra, da Rádio Educadora vai transmitir a entrevista feita com o autor e diretor de Transmetrópolis, Filipe Harpo.

Filipe vai falar um pouco do processo de montagem dessa segunda temporada da peça e sobre os preparativos para a estreia que acontece neste sábado (3/9) no Espaço Cultural Dias Gomes – Sindicato dos Comerciários, Nazaré.

O programa Multicultura, da Rádio Educadora (107.5 FM), será transmitido hoje entre 12h e 13h. Não percam!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Localização do Espaço Cultural Dias Gomes (Sindicato dos Comerciários)

O Espaço Cultural Dias Gomes é o local que recebe o espetáculo Transmetrópolis nessa segunda temporada. O auditório fica na sede do Sindicato dos Comerciários. Para quem vai conhecer o Espaço Dias Gomes pela primeira vez, fica aqui algumas informações para facilitar a chegada. 

O Sindicato fica em Nazaré, na rua Francisco Ferraro, nº53. Essa rua fica ao lado do Colégio Central (para que vem pela Av. Joana Angélica, no sentido Fórum). Ao entrar na rua, basta localizar um prédio Vermelho do seu lado esquerdo. 

Confira abaixo o prédio do Sindicato do Comerciários: 

 

Qualquer dúvida podem entrar em contato com o número: 
(71) 8157-8074 - Junior

Transmetrópolis estreia no dia 03 de setembro, às 20h, no Espaço Cultural Dias Gomes - sede do Sindicato dos Comerciários de Salvador, em Nazaré. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Transfomação...



O ator Valécio Santos transformando-se em Shirley...
 
Para levar aos palcos a travesti Shirley o ator transformista Valécio Santos encarna um verdadeiro processo de transformação. 

Ele poderia estar acostumado, ja que nas noites sua personagem Valerie O'rarah também lhe exige uma transformação enorme. Mas para Shirley é tudo ao contrário, pois vestir uma travesti suburbana é bem diferente de subir no palco através de Valerie que exibe e transborda glamour em todos os detalhes. 

Valécio Santos teve que quebrar esta pompa, própria dos atores transfomistas. Esquecer das plumas, acessórios brilhantes, vestidos performaticos e se travestir na simplicidade da sua personagem...

E nãos e esqueçam a segunda temporada de Transmetrópolis acontece a partir deste fim de semana, dia 03 e se estende até o dia 25 de Setembro Sábados as 20 hora se Domingo as 19 horas. Você não pode perder.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Está chegando a hora!!!!!!!!

Um sapato alto vermelho é o grande simbolo encontrado pelo diretor Filipe Harpo para simbolizar o desejo de mudança do personagem Alberto, marido da travesti Shirley, em Transmetrópolis

Para o personagem, vivido pelo ator Henrique Bandeira, o sapato é o marco de uma feminilidade almejada e ainda não segura totalmente. Ele é o início de tudo. É a partir dele que Alberto se enxerga como mulher, é nele que espelha seus sonhos e constrói um ser mulher, negando o que até hoje lhe incomodava - seu lado masculino. O sapato alto vermelho também é o simbolo do nosso espetáculo. 

Agora nesta segunda temporada, mais do que nunca discutimos formas diferentes de feminilidade através da personagem Shirley (uma travesti), seu marido Alberto que quer virar mulher e Simone um ex caso do mesmo que virou uma mulher avançada demais para nossos tempos... É a partir dele que construimos a estética de Transmetrópolis

O sapato guia os personagens e também o público pela história regada a "flashbacks" que envolve entre outras coisas assassinatos motivados por homofobia, uma clínica de recuperação para pessoas com transtornos sexuais e a forma como a imprensa enxerga as travestis... Tudo isso e mais um pouco o público encontrará em Transmetrópolis que reestréia dia 03 de Setembro no Teatro Dias Gomes - no Sindicato dos Comerciários - em Nazaré. Não deixe de ver.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

2ª Temporada de Transmetrópolis é divulgada no site "Dois Terços"


Confira aqui a matéria completa.

MARCELO MOURA

Mais um apoio para Transmetrópolis. O estilista Marcelo Moura, repete o apoio ao espetáculo. Marcelo esteve presente na nossa primeira temporada que aconteceu no Solar Boa Vista e agora retorna a nossa produção.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

2ª temporada está chegando...

Faltando pouco mais de uma semana para a estreia da segunda temporada, elenco e produção seguem a todo gás para trazer de volta o Espetáculo Teatral Transmetrópolis. Confira abaixo o nosso cartaz de divulgação e não deixe de conferir a reestreia, no Dia 03 de Setembro, às 20h, no Espaço Cultural Dias Gomes – Sindicato dos Comerciários de Salvador. 


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Uma nova transformação

Valerie O´rarah e Mitta Lux são personagens muito conhecidas na noite gay soteropolitana, com suas performances e produções sempre muito elogiadas pelo público.

Vividos respectivamente pelos atores Valécio Santos e Jean Carlos, esses dois artistas fazem parte do elenco de Transmetrópolis onde assumem um desafio ainda maior que o transformismo.

Valécio, que já sobe com segurança ao palco para encarnar a irreverente Valerie O´rarah, no teatro dá a vida a Shirley. Casada com Alberto e moradora de um bairro periférico, a personagem foge completamente ao brilho e glamour da Valerie.
Valécio Santos, como Valerie O´rarah.
“Como ator transformista, fazer o papel de uma travesti pode parecer fácil quando apenas levamos a nossa realidade ao tablado. Mas quando assumimos a personalidade de uma travesti, a personagem do Transmetrópolis muda completamente, por toda essência que Shirley tem: sua garra, sua personalidade e o amor por Alberto faz com que não seja apenas uma travesti e sim ‘A Shirley’ de Transmetrópolis.” Explica Valécio, prestes a encarar uma segunda temporada com a personagem.
Jean Carlos, como Mitta Lux
Para Jean Carlos não é diferente. Atualmente ganhando destaque com a personagem Mitta Lux, que impressiona pela sua beleza e sutileza, agora vai encarar o papel de um transexual feminino.

“Ser um ator transformista é estar em evidência e em polêmicas todos os dias. Vivenciar e mostrar isso ao público em forma de espetáculo teatral, sem duvida é um grande desafio, principalmente com um personagem tão diferente.” Avalia. 

Jean afirma que ser transformista o torna mais forte para enfrentar novos projetos, até os mais desafiadores. “Sempre fui ligado ao mundo da arte e procurei sempre usar o teatro de uma forma que eu pudesse expor o que me incomodava no mundo gay como um todo.” Enfatiza.

Transmetrópolis estréia no dia 03 de setembro, às 20h, no Espaço Cultural Dias Gomes - sede do Sindicato dos Comerciários de Salvador, em Nazaré. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

domingo, 7 de agosto de 2011

Rumo a 2º Temporada...

Transmetrópolis retorna em Setembro com ótimas novidades. Novo elenco, nova produção, "novo" texto, teatro novo... novo gaz enfim. Primeiro o reforço no elenco; além de Válécio Santos e Henrique Bandeira, que retornam nesta 2º temporada, adentram à casa de Shirley os atores  Jean Carlos que faz Simone, "novo" personagem da trama e também o ator Marcus Lobo agora assumindo o papel de Moisés. Jean Carlos é mais conhecido na noite gay soteropolitana pela personagem Mitta Lux e Marcus Lobo que fez A Casa Fechada de Max Rui e O Salvador em Salvador de Elisa Mendes. O texto também sofreu modificações. Acrescentamos referencias, falas e cenas novas diferentes da primeira versão que foi aos palcos em Junho deste ano no Cine Teatro Solar Boa Vista. O texto agora muda um pouco seu sentido com as novas reviravoltas, aguçando os temas e provocando mais o público...
E Shirley, Alberto, Moisés e Simone estão de casa nova. Em Setembro, Transmetropolis fica em cartaz no Espaço Cultural Dias Gomes, no Sindicato dos Comerciários, em Nazaré. Ficamos em cartaz durante todos os finais de semana do mês de Setembro, exceto dia 11, Domingo de Parada Gay na cidade de Salvador, Sábados ás 20 horas e Domigos ás 19 horas.
Esperamos a presença de todos vocês em Setembro. Não percam!!!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sindicato dos Comerciários de Salvador

                        
Esta 2º temporada, Transmetrópolis conta com o super apoio do Sindicato dos Comerciários de Salvador. É importante frisar a participação mais que efetiva do Sindicato junto à este projeto em sua segunda temporada. É bom presenciar a atitude de empresas que se comprometem com a cultura baiana e também estão dispostas a apoiar um espetáculo com temática LGBT, contra a homofobia. Bom exemplo de responsabilidade social!!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Em breve ela retorna...

Sou trava meu amor, me batem diferente todo santo dia.
E adiantou alguma coisa? Não! Olha eu aqui.. Viva!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Fim do Primeiro Percurso...

Construir Transmetrópolis não foi fácil. Aliás, acho eu, fazer teatro em todo canto deste mundo não é uma tarefa das mais simples. Para uma Cia em sua primeira montagem o trabalho é arduo mesmo. Para estrear em Junho de 2011 Transmetrópolis começou a ser arquitetada ano passado. De lá pra cá, muitas dúvidas... Será que esse era o texto certo? Será que um texto que não se sabia direito o que era, já que não se enquadra em um só gênero, era o certo para a estréia da Cia? Quando sabiam que o texto era protagonizado por uma travesti, logo perguntavam... É comédia, não é? Logo vinha a preocupação, como fazer da figura da travesti algo que não ligase Shirley ao escracho?... Por isso as tantas versões do texto, das falas de Shirley trabalhadas, reconstruidas, até chegar em um estágio de dizer: Pronto, agora vai!
Hoje sei que não havia outra escolha a não ser Shirley. Ela fala a verdade, briga pelos seus idéais, nao se faz de vítima, xinga, ameaça, defende, ama... Ela passou todos os personagens que estavam na minha cabeça para trás e se fez de dona da história. Sou eu quem vai ser a primeira da fila! E foi. Hoje, Shirley leva a SOUDESSA de frente e seu bordão começa a ser divulgado pouco a pouco entre os espectadores que prestigiaram Transmetrópolis. Do texto ao espetáculo muitas referencias minhas. Muitos textos que li na universidade e que agora viraram falas de personagens. Além disso, colocar Steve Biko na boca de uma trava e ver Valécio dos Santos - como Shirley - recitando uma das partes de Escrevo o Que Quero no palco foi todos os dias motivo de intensa felicidade para mim.
Tenho muitos agradecimentos a fazer: Ao elenco desta primeira temporada, formado por Valécio Santos, Henrique Bandeira (o Alberto mais cafageste que já vi), Ronei Silva (Momô preocupado, Momô valente!) e Vanessa Cardoso (esforçada, disciplinada, talento enfim!). Este elenco sempre empenhado, tentando se reformular as exigencias minhas. Continuo hoje vendo nos olhos de vocês tudo que via antes sem tirar nem por... O brilho, o entusiasmo, a avalanche de idéias, o companherismo. Obrigado, amo vocês.
Obrigado também ao produtor Marcio Bacelar, empenhado sempre, muito bom ter você como companheiro de trabalho. Grande produtor da cena baiana, conhece todo mundo, é amado por muita gente. Trabalhador de primeira. Ao iluminador Atenilson Santos que chegou aos 45 do segundo tempo e contribuiu com sua calma, além de um telaneto forte na luz do espetáculo. A Chico e (dona!) Cleide do Solar Boa Vista. Muito obrigado por tudo, até pelos puxões de orelha na hora que fazia coisas erradas... Genilson Coutinho e suas lindas fotos, Sidney Rocharte e sua linda arte e os cartazes fenomenais. Cid Brito e Marcelo Moura maravilhosos com os figurinos de Moises e Bartolomeu.
Uma parágrafo especial para Valécio Santos que vestiu Shirley de corpo e alma, em todos os aspectos. Profissional de qualidade impar, Valécio veio quebrando tabus, trabalahndo os próprios conceitos, se reformulando, quebrando seu ego pouco a pouco para deixar a simples e forte travesti suburbuana tomar conta de seu corpo. Lindo trabalho.
Também agradeço a Edvaldo Junior, antiga Shirley, antigo SOUDESSA, novamente SOUDESSA. Um amigo estupendo, um profissinonal de primeiro time. Também a Leandro Inácio com idéias surgindo a cada minuto.
E principalmente ao público que foi prestigiar Transmetrópolis. Tanto no Solar Boa Vista em Brotas quanto no Teatro Plataforma. MUITO OBRIGADO POR TUDO! Aplausos, críticas, risadas, gargalhadas, gente que já viu mais de uma vez em tão pouco tempo de espetáculo. OBRIGADO!!!!
Agora vem a segunda temporada, com a peça reformulada e melhorada. Vida longa a Transmetrópolis!


Por Filipe Harpo.